NOTÍCIAS

Fique ligado por tudo que acontece, novidades, curiosidades e afins.

CONHEÇA AS MODALIDADES DO TIRO ESPORTIVO

- 17/01/2020

Como esporte, o tiro se misturou muito com a prática militar, que pode ser considerada a origem dessa modalidade e isso tem encantado, cada vez mais, praticantes e admiradores no mundo inteiro. Quer saber mais sobre o tiro esportivo? Continue por aqui, este conteúdo foi feito para você. 

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que o tiro esportivo trabalha o corpo e a mente, melhora a concentração e o autocontrole. Além disso, a prática ajuda a aliviar o estresse e permite que você conheça seus limites e os desafie. Saiba mais sobre os benefícios da tiroterapia lendo um dos nossos materiais. 

Agora, vamos conversar sobre as diferentes modalidades de tiro e como você pode ter sucesso no esporte. Boa leitura!

 

Qual é a origem do esporte e como chegou ao Brasil?

 

Inspirada nos treinamentos militares e de caça, a prática surgiu na Idade Média, na Europa, especificamente e, apesar de, o uso de armas de fogo nas guerras alterar a dinâmica das batalhas e do comportamento do homem na sociedade, as linhas de tiro dos combates serviram como modelo para esse esporte muito praticado nos dias de hoje.

As primeiras competições aconteceram por volta do século XIX, dando origem ao primeiro clube de tiro esportivo, na França. A modalidade é disputada nas Olimpíadas desde a primeira edição em Atenas, em 1896 e, hoje, felizmente, também faz parte também dos Jogos Pan-Americanos.

 

Conheça as diferentes modalidades de tiro

Depois de se associar ao clube de tiro é hora de escolher qual modalidade combina mais com você. Existe uma variedade de alvos, armas e munições, aprovadas legalmente para a prática do tiro esportivo. 

Por exemplo, nos Jogos Olímpicos, são usadas duas armas diferentes: a carabina e a pistola e existem outras categorias que não estão incluídas em competições oficiais como o Airsoft e o Paintball. 

 

  • Tiro com pistola: Para essa modalidade existem quatro categorias: pistola livre, pistola de ar, alvo móvel e tiro rápido. Nas competições, só pode ser disparada com uma das mãos por ser uma arma curta. O alvo pode estar a 10m, 25m ou 50m de distância do atirador.
  • Tiro com carabina: É permitido o uso das duas mãos, pois nessa modalidade é usada uma arma de cano longo. O atirador deve atingir o alvo desenhado em volta de círculos. Se realizada em pé, a distância do ponto deve ser de 10m ou 50m. Já na posição deitada, precisa estar distante 50m. 
  • Tiro ao prato: O atirador tem oito posições de disparo e deve acertar o prato com dois tiros. Vence quem atingir o maior número de pratos. 
  • Alvo móvel: O alvo se desloca em um espaço de 2m e o atirador conta com 30 tiros na velocidade lenta e mais 30 na velocidade rápida para atingi-lo.
  • Airsoft: É um esporte que simula situações de combate e pode ser praticado ao ar livre ou em ambientes fechados. Duas ou mais equipes participam do jogo. Vence aquela que atingir primeiro o objetivo. 
  • Paintball: Ao contrário do Airsoft, as bolinhas plásticas têm tinta dentro delas e, uma vez que alguém acerte o alvo, a tinta se espalha rapidamente pelas roupas do oponente, indicando que ele deve sair da disputa.

A prática dessas duas últimas modalidades, é regulamentado pelo Exército Brasileiro, pode ser praticado por qualquer pessoa e não custa tão caro se comparado às outras modalidades de tiro esportivo. Além de ser uma excelente opção de trabalhar em grupo e traçar estratégias, é uma ótima alternativa de diversão entre amigos. 

O tiro esportivo é um esporte seguro e divertido como qualquer outro, mas exige grande responsabilidade do praticante.

Você deve seguir as regras de segurança, fazer uso dos equipamentos de proteção e, claro, seguir à risca todas as orientações no clube de tiro. 

 

Agora que você já conhece as diferentes modalidades de tiro, já pode escolher e começar a praticar. Seja por lazer ou como uma atividade física regular, lembre-se sempre de seguir as regras e orientações de segurança. E o mais importante: divirta-se!

Ficou interessado no assunto? Compartilhe este link nas redes sociais, marque os amigos e convide-os para conhecer nosso Clube. Será muito bom ter vocês aqui!