NOTÍCIAS

Fique ligado por tudo que acontece, novidades, curiosidades e afins.

TREINAMENTO MENTAL

MARCOS VERAS GONÇALVES -AUTOR CONVIDADO - 07/02/2020

No tiro esportivo, o treinamento mental é uma prática bastante comum. Ela é usada por todos os atiradores no mundo inteiro. Isso o ajuda a projetar sua performance, durante toda a preparação de treinamento. 

Em um nível de baixa performance, onde o atleta não domina os fundamentos do tiro esportivo, por exemplo, com certeza não ganhará nas suas habilidades. 

Exemplificando: Um atleta do IPSC em que não consegue dar 10 tiros a 25 metros e não faz todas alfas sem tempo, ele, certamente tem problemas com fundamentos, munição e armas. 

No IPSC, você pode desenvolver habilidades; tais como:

  • Breath Control – Respiração;  
  • Stance – Posição; 
  • Sight Picture – Fotografia que vai para cérebro de sua arma (mira) e o alvo; 
  • Sight Alignment – Alinhamento das miras (massas e alça);
  • Trigger Control – Controle da manipulação ao gatilho; 
  • Follow Througt – Seguimento/ Scanner, aqui, o atleta pode se concentrar e fazer uma boa estratégia, porém sua performance será limitada. 

Além disso, é preciso muita prática e treinamento. Existem vários exercícios de fundamentos do tiro para melhorar, também, sua capacidade cardiovascular, executados, claro, de arma e munições com excelentes qualidades. 

Michael Vogt já contou que o segredo dos grandes campeões do IPSC, além de muito treinamento, é dominar a manipulação do gatilho. Essa dica vale um milhão de dólares, segundo o atleta. 

O treinamento mental é um assunto complexo, que merece muita atenção, por isso, este artigo pode ser apenas o primeiro passo na sua e pesquisa em IPSC. É preciso prática e muito treinamento, como já disse, no início deste artigo. 

Veja como práticas simples podem melhorar seu desempenho 

1- Para prática mental basta fazer uma visualização da hora que você acorda, sua ida ao estande, seus movimentos de um estágio para outro, assim como, todas as etapas de tudo que acontece em uma prova de IPSC. Tente fazer exatamente como você quer que aconteça na competição, tudo de maneira impecável com perfeição e positivo. 

2- Outro ponto importante e que, também, exige concentração é a meditação. A principal dificuldade pode ser a de encontrar tempo para ficar sozinho e meditar. Mas se conseguir, com certeza, você irá ser surpreendido com os resultados dessa atividade. 

Para o treinamento dessa atividade é recomendável, em média, de 15 a 30 minutos, ao dia. Também é preferível executar essa tarefa, antes de dormir e ao acordar, pois isso sedimentará no seu subconsciente. 

Pare um tempo a mais visualizando os fundamentos principalmente a manipulação do gatilho – alinhamento perfeito (Front Sight focado na massa) Sight Picture em cada tipo de alvo aberto, trajado, bailarina, móvel, metal e etc)

O deslocamento com a velocidade que imagina ser ideal dentro de suas condições, transição de alvo, segurança e todos os itens no IPSC. O benefício da prática mental será proporcional a um sólido controle dos fundamentos que você irá adquirir através da prática. 

Esse controle mental é feito por todos nós que praticamos o IPSC, antes, de iniciar a pistas fazemos um reconhecimento e montamos uma estratégia que achamos mais eficiente. Fechamos os olhos e fazemos mentalmente a pista, isto é um tipo de exercício mental, procuramos concentrar a disposição dos alvos conformes números de tiro, linha de falta etc. 

Porém, fazemos 5 minutos antes de cada estratégia nos conhecimentos das pistas associado com a força da aplicação dos fundamentos do tiro de maneira impecável sem dar um tiro, só mental. 

Conclusão

Você irá fazer uma filmagem positiva de maneira impecável, dentro do seu cérebro, o qual irá reproduzir na competição que você irá participar. Ou seja, além da prática de preparo dos tiros, o treinamento físico e o treinamento mental é o PUS para melhoria da sua concentração e performance, nesse treinamento mental você idealiza um filme onde você será o ator principal. 

Um outro fundamento em que de maneira prática que você poderia se beneficiar seria um simulador o qual antes da prova de IPSC, você programaria cada estágio no computador (simulador) e faria um treinamento prático antes da prova, mas isso fica bem distante da nossa realidade. Portanto, comece por atividades mais simples, como te mostrei aqui. 

Acho que o treinamento mental é acessível, com baixo custo, portanto, é fácil e com certeza iremos traz vários benefícios. 

Tem atiradores que terão grande dificuldades de concentração para realizar essa tarefa. Para isso, minha sugestão é: faça um script do seu filme, escreva num papel cada etapa leia e se concentre, visualizando essas ações. Depois, junte tudo e faça um filme completo descrevendo a (competição) com todos os detalhes. 

Bom proveito 

Marcos Veras Gonçalves