NOTÍCIAS

Fique ligado por tudo que acontece, novidades, curiosidades e afins.

5 dicas antes de começar o Airsoft

- 10/07/2020

O Airsoft tem, cada vez mais, conquistado admiradores e praticantes no Brasil inteiro. Se você já se imaginou participando de uma ação policial, cheia de adrenalina, dificilmente vai resistir a esse jogo desportivo.

Antes de iniciar, como jogador, é importante estar atento a algumas dicas importantes. Separamos algumas para te ajudar, vamos com a gente.

 

Antes de tudo, saiba o que é Airsoft:

Esse é um tipo de jogo que simula operações policiais, onde os participantes atiram projéteis plásticos, utilizando-se de tácticas militares.

Geralmente, as armas usadas no airsoft são réplicas de armamentos reais; o que leva os participantes a uma aproximação da vivência de combates.

Agora que você já sabe o que é, veja 5 dicas importantes sobre o esporte.

 

  • Regras do jogo

A base do Airsoft é a divisão de equipes, previamente, definidas de acordo com o número de participantes. O objetivo do jogo pode variar entre eliminar os adversários do time rival, conquistar um território ou resgate de um refém.

Diferente do Paintball, as balinhas disparadas nos participantes não liberam tintas, marcando o atingido. Por isso, para que o jogo funcione, é preciso usar da honestidade para admitir e sair da partida.

É muito importante que o jogador saiba qual é o tipo de partida que está acontecendo antes de entrar no campo. Mas existem diferentes modalidade? Sim! Veja no próximo tópico:

  • Modalidade do Airsoft

Existem 3 modalidades, na prática do Airsoft são elas:

  • For Fun: a mais simples e descontraída versão do esporte é ideal para os iniciantes. Nela, não há muitas regras e as partidas têm curta duração do tipo caça-bandeira.
  • No MILSIM (Military Simulation - Simulação Militar): essa versão é baseada na realidade militar, onde a comunicação, táticas, regras de combate e a quantidade de munição são bem mais rígidas e controladas. Não há limite para o número de participantes e o combate pode durar até 3 dias.
  • Na modalidade SAR (Simulação de Ação Real): Essa versão exige mais habilidades e estratégias mais avançadas. Aqui, os participantes buscam ser mais fiel à realidade. Essa versão possui funções e características bem definidas, como: comandante, comunicador, navegador, médico, engenheiro e armeiro.

 

  • Onde praticar o Airsoft?

Legalmente, não existe um lugar ideal para prática desse jogo desportivo. Alguns jogadores, optam por ambientes naturais como, matas, florestas e sítios.

O mais importante é que o local proporcione todo tipo de situação imprevista. Porém, existe a possibilidade de jogar em instalações como galpões, fábricas e até prédios abandonados.

Esses, ambientes oferecem muitas possibilidades de esconderijo, aumentando a adrenalina.

 

  • Equipamentos apropriados

Para praticar o Airsoft, de forma segura, é preciso estar devidamente equipado. Além da roupa alguns itens são fundamentais para caracterizar os participantes. Veja o que você vai precisar:

  • pistolas, metralhadoras e rifles movidos a bateria ou ar comprimido;
  • munições de plástico de 6mm, conhecidas como BB;
  • óculos apropriados para o Airsoft;
  • grade protetora para a parte inferior do rosto;
  • joelheiras e cotoveleiras.

Ah, e para competições, durante o dia, principalmente as que podem durar muito tempo, é fundamental não dispensar o uso do protetor solar.

 

  • Airsoft não é Paintball

Os dois são esportes que têm conquistado muitos praticantes pelo Brasil, porém apesar de bem parecidos existem algumas características que poucos sabem que no final, tornam uma modalidade bem diferente da outra.

As diferenças estão desde as regras e cenários, até as armas e munições usadas.

No paintball, por exemplo, as armas são denominadas como marcadores e tem o seu funcionamento a partir de um sistema com propulsão a base de gás carbônico ou ar comprimido.

O local de realização da competição, também é um diferencial, pois no paintball a partida é disputada em arenas planas preenchidas com diferentes obstáculos, como barris, tonéis, carretilhas, e objetos infláveis.

Enquanto o Airsoft, como já dissemos é praticado em locais abertos, para que o trabalho em equipe e tática esteja postos em prova e partida seja mais emocionante e complexa.

 

Vamos praticar Airsoft!

Nós sabíamos que você iria adorar conhecer mais um pouco sobre esse esporte. Além de muito desafiador ele te faz colocar, em prática, toda tática e bravura militar que existe em você.

Envie este conteúdo para alguém que, também, gostaria de saber dessas informações.

Ah, e não esquece de visitar o nosso Instagram. Lá tem muita coisa bacana também!