NOTÍCIAS

Fique ligado por tudo que acontece, novidades, curiosidades e afins.

Um pouco sobre recarregar munição

- 13/11/2020

Parece, mas é preciso considerar algumas coisas, antes de a recarregar de munições. E essa é uma discussão bastante comum entre os atiradores de tiro esportivo, por isso decidimos falar um pouco sobre este conteúdo.

Veja alguns tópicos relevantes que abordaremos sobre a recarga de munição. Ah, antes de qualquer coisa é relevante destacar que, a aquisição de insumos de munição independe de o atirador desportivo ou o caçador possuírem equipamento de recarga apostilado ao registro.


1- Vale a pena fazer recarga de munição?


Levando em consideração a quantidade de tiros que um atirador profissional dá, durante uma competição é mais vantajoso fazer sim a recarrega de munição. Considerando, uma média de 300 disparos vale muito optar por recarregar e não comprar novas munições. A grande vantagem da recarga tem duas características: qualidade e quantidade. Quando você faz a recarga das suas munições é possível determinar a qualidade final isso faz uma diferença bem grande, uma vez que, só fará a recarga da quantidade utilizada. Além disso, há cursos preparatórios para quem deseja aprender a fazer as recargas das próprias munições, assim, ficará mais fácil ter o controle de quantidade e dominar as técnicas de recarga.


2- Considere o valor da munição nova

Atualmente o preço da munição do tipo NTA da fabricante nacional, opção mais em conta das munições originais, está em média R$ 180,74 para uma caixa com 50 unidades.

Portanto o custo por unidade fica em R$ 3,62, mas é importante considerar a variação de preços entre os estados. Aqueles que tiverem carga tributária maior o cálculo na realidade fica ainda melhor para a recarga.


3- Considere a segurança ao fazer uma recarga de munição


Como qualquer atividade humana, essa também oferece risco em ser executada. Porém, com bastante atenção às normas básicas de segurança, é possível considerar a recarga como uma atividade segura. Veja abaixo alguns princípios básicos que devem ser considerados no momento da recarga de munições:


- Não mantenha qualquer tipo de chama aberta ou parelho que possa gerar faísca, próximo onde estiver sendo feita a recarga;
- Antes ou durante a recarga, não fazer uso de bebidas alcoólicas, ou mesmo qualquer algum tipo de remédio que possa reduzir a capacidade de raciocínio, atenção ou coordenação;
- Mantenha-se atento, durante a recarga. Evite qualquer executar, qualquer outro tipo de atividade paralela, que posso distrair a sua atenção;
- Use equipamentos adequados de segurança e mantenha crianças afastadas do local;
- Durante a recarga, mantenha os componentes de recarga, devidamente, identificados e em suas embalagens originais;

Ah, e a última e não menos importante dica: Não confie em sua memória. Consulte sempre um instrutor e esteja atento aos seus comandos, principalmente, se forem as suas primeiras recargas.

Então, vale a pena fazer recarga?


Se formos só se basear nos números aqui a prensa se torna viável de se comprar a partir do momento que você enxerga a oportunidade de economizar dinheiro e ter uma munição de melhor qualidade. Para algumas pessoas isso não se torna realidade pelo baixo número de disparos que a pessoa quer fazer durante um período determinado por ela.

Não estamos falando em, necessariamente, ter uma máquina de prensa para fazer as próprias recargas. Como sócio, do nosso clube, é possível fazer a recarga de munição com equipamento disponível no clube. Com a recarga de munição, além dos ganhos financeiros gerados pela economia na confecção das munições você ganha em qualidade delas. Em alguns momentos faltam de munições no mercado, ter um local seguro para fazer a recarga fará diferença na sua prática, como atirador esportivo. Se você está precisando de um lugar para recargar as suas munições, conte conosco.